quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O bicho de pé pode atrapalhar as suas férias!


O bicho de pé é um tipo de pulga que entra na pele do indivíduo quando este anda descalço na rua, em terrenos baldios, na praia, gramados ou parques infantis contaminados. O bicho de pé gera os seguintes sintomas:
  • Pontinho preto sob a pele, circundado por uma pele mais clara que o seu tom de pele normal;
  • Coceira e dor local.
O bicho de pé é mais comum na sola dos pés, entre os dedos e no canto das unhas mas embora ele seja mais comum no pé, o bicho de pé pode infectar qualquer outra região do corpo.
O que fazer?

Em caso de bicho de pé na pele, recomenda-se ir ao podólogo, para que ele possa retirar o bicho ou indicar outra forma de tratamento.
Antes de ir ao médico, o que se pode fazer é colocar uma compressa de própolis no local onde está o bicho de pé. Mas é provável que o local fique irritado e a coceira aumente. Uma pedrinha de gelo pode ajudar a acalmar a pele.
Dependendo do tamanho do bicho de pé, tomar um antibiótico ou passar uma pomada no local pode ser suficiente. Já em outros casos, é preciso fazer a retirada do animal com instrumentos específicos como agulhas, pinças e alicates.
Apesar de ser relativamente fácil, retirar o bicho de pé da pele, não é recomendado fazer este procedimento em casa, pelo risco de infecção. Usar alicate de unhas e agulhas sujas (não esterilizadas) pode causar uma infecção e trazer ainda mais problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário